domingo, 11 de julho de 2010

Linguagens e Educação

Olá tod@s!!

Como combinamos na aula de ontem (10/07/10) sobre Semiótica, em relação a qual gostaria que comentassem neste espaço, a minha primeira atividade seria a criação do blog coletivo da turma e segue as orientações para os próximos 15 dias:



  • Para o dia 17/07/10 - assistir ao filme Romance e postar um sinal da leitura filmica no blog, destacando quais as principais linguagens apresentadas no mesmo, bem como refletir sobre o poder antropofágico da linguagem cinematográfica, sem perder de vista as possíveis ulizações pedagógicas do mesmo;




          • No período de 11 a 23/07


          1. Ler o texto 04 - Leitura e linguagens de Flávio Carneiro Martins que faz parte do livro de Eliane Yunes Pensar a leitura: complexidades - fazer o sinal de leitura do texto destacando as principais ideias do mesmo e as impressões pessoais do leitor;

          2. Ler op texto 07 - A linguagem nos processos sociais de constituição da subjetividade de João W. Garaldi - com as mesmas orientações do texto 04.

          Quanto ao texto 08 - aguardem novas orientações.


          Saudações,


          linguistico-pedagógicas

          5 comentários:

          1. ATIVIDADE - TEXTO 4:

            De acordo com Flávio Carneiro estamos imersos num mundo com uma gama de linguagens, onde as informações nos rodeiam, cada qual com diversos signos que devem ser conhecidos pelos indivíduos para serem lidos. Dessa forma, não é inerente o conhecimento de dos códigos escritos para ler-se todos os tipos de linguagens, como por exemplo, a linguagem não-verbal - como a linguagem das imagens, que tem seus próprios códigos de leitura; sendo assim não é possível a existência de uma linguagem sem códigos.

            ResponderExcluir
          2. De: viviane
            Como diz Carneiro no texto Pensar a Leitura: Complexidade “Já no início do século, João do Rio nos alertava, com suas crônicas, para a importância de estender um pouco mais o conceito de leitura, ampliando-o para o texto não-verbal estampado nas ruas da cidade.”
            Esse texto nos abre um leque para as várias possibilidades de se estar desenvolvendo a leitura. Cada partícula, cada átomo, todas as coisas no mundo estão em constante movimento. a vida é dinâmica . O mundo comunica. Como diz Paulo Freire: “A leitura de mundo antecede a leitura das letras”.
            Assim como existe uma gramática da língua, escrita e falada, as linguagens que demandam um leitor alfabetizado, capaz de identificar signos escritos e relacioná-los entre si. Por outro lado também existe uma gramática da imagem: as imagens não verbais, cujo acesso, está disponível a todos.
            Acontece também a situação em que palavra e imagem dialogam como acontece no cinema ou outdoors.
            Na comunicação entre os homens acontece que cerca de 90% da nossa comunicação é feita através da linguagem corporal. Ou seja, 90% não é o que a gente fala, mas o que a gente demonstra através da postura, dos gestos, etc.
            Até nas palavras escritas no novo testamento na carta de Paulo aos II coríntios versículo 3:2-3 Já se falava sobre os princípios aqui defendidos pelo autor quando diz: 2- Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações conhecida e lida por todos os homens. 3- Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta...

            ResponderExcluir
          3. texto 7

            “gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Está é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado.” Paulo freire

            Sobre o texto 7 Linguagem nos processos sociais de constituição da subjetividade o autor fala sobre a linguagem como constitutiva da subjetividade,e que é na tensão do encontro/desencontro do eu e do tu que ambos se constituem . E nessa atividade, constrói-se a linguagem enquanto mediação sígnica necessária.
            O indivíduo precisa entender sua relação com o outro, desintegrando-se no outro para com ele, reintegra-se no novo. Estamos em constante processo de aprendizagem. ”Sou inacabado. O todo acabado de minha vida, eu não domino. Por isso o mundo da vida é um mundo ético, embora a vida possa ser vivida esteticamente.” (GERALDI, 1996)
            O homem, na sua essência é um ser inacabado, num processo contínuo de vir a "ser", mediado pelas oportunidades de "ter" acesso às interações sociais e ao mundo globalizado e que a atual existência deverá colaborar para o aperfeiçoamento a que se encontra destinado.
            O desenvolvimento de um ser ético-estético requer um trabalho flexível numa relação dialógica problematizadora visando acessibilidade e a Inclusão Social. O docente nesse caso deverá atuar como mediador no processo de ensino aprendizagem, estimulando as vivências para o desenvolvimento da Ética-Cidadã.
            “E a escritura erigiu-se historicamente como o espaço da ordem e do limite dos sentidos. Tal uso da técnica da escrita pretendeu estancar a fluidez da palavra; entorpecer-lhe os poderes, impedir toda futura desordem pela fixação dos significantes e seus significados; definir, orientar e projetar as realizações humanas, enfim, reger a mutante vida dos homens e de seus signos.”
            “Apoderar-se da letra, e da escolaridade que ela demanda , resulta de uma sábia decisão popular, porque os excluídos cedo perceberam sua significação e relevância.” (GERALDI 1996)
            O saber que vem de geração a geração num exercício constante de transmissão do previsível tido como ético e estético. O objeto (homem) da obra a ser trabalhada e moldada evoca a figura do autor , do criador para enfim um produto final esperado e projetado .
            Sempre se caminha e busca alcançar o perfeito, mas muitas vezes isso nos leva a esquecer do real. Busca-se construir uma consciência única, um caminho único. Todos os caminhos de igual modo e igual destino porque em nome da ordem devemos decifrar os códigos para que se possa ajustar o homem -objeto da obra a ser moldada- à sociedade civilizada e colonizada. E caímos nos termos descritos da previsibilidade. Com palavras e poucas palavras alguém determina ou pelo menos tenta decifrar quem sou. Às vezes numa visão que chamamos de “excedente” numa visão de nós mesmos que não dominamos a não ser pelos olhos do outro. Somos diferentes, e iguais ao mesmo tempo. Somos muitas vezes limitados a traduzir com códigos simbólicos escritos e restritos pelo nosso vocabulário o que muitas vezes palavras não são suficientes para traduzir. Ou se utilizo desse recurso muitas vezes elas ( as palavras) não dizem o que na verdade eu queria dizer. Enfim, nem sempre se consegue decifrar tudo com palavras. ( autora: Viviane Aguiar Queiroz, aluna da UNEB /campus VX )
            ( Esse parágrafo grifado fiz como reflexão à conclusão dos textos lido)

            ResponderExcluir
          4. O texto Pensar a leitura juntamente com o estudo da semiótica ajuda os profissionais em educação perceberem o vasto campo da linguagem, identificando alternativas para o ato de ler e interpretar. Muitas vezes o ensino escolar aborda apenas a linguagem escrita e falada preocupando-se precisamente na transmissão de códigos gramaticais e se distanciando do mundo dinâmico ao qual as crianças vivem, rodeado de informações e imagens. O autor fundamenta essa questão com a reflexão das crônicas de João do Rio, que já apontava no início do século para a importância do estudo da linguagem não-verbal, que possibilita a percepção significativa e reflexiva dos elementos que rodeiam o dia-a-dia das pessoas, como uma rua, um prédio, um filme, uma fotografia para compreender os valores e ideologias que representam e o que eles influenciam na tomada de decisões dos indivíduos.
            (Joseneide Sena – VIII semestre de pedagogia UNEB- campus XV)

            ResponderExcluir
          5. Olá Joseneide, Viviane e Emily!

            Os seus sinais de leitura estão bons. Emily pode desenvolver mais o dela.
            Quanto a maneira de publicação ficaria melhor em postagem.

            Att.

            Mácio

            ResponderExcluir