sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sinal de leitura sobre o filme “ROMANCE”

Universidade do Estado da Bahia

Departamento de Educação – Campus XV
Curso: Pedagogia
Disciplina: Linguagem e Educação
Docente: Marcio VII Semestre
Discente: Luciana Patrícia Silva

Sinal de leitura sobre o filme “ROMANCE”

Por: Jorge Furtado no roteiro e Guel Arraes na direção e roteiro.

O filme discute a relação entre o teatro, o cinema e a televisão. Dois jovens atores se apaixonam durante a montagem teatral do romance Tristão e Isolda, ao mesmo tempo em que recriam a história deste casal mítico que está na origem de todos os casais românticos.
Romance é um filme com muitas linguagens sendo destacas entre elas a linguagem poética, onde os personagens a todo momento estão lembrando de trechos de falas poéticas famosas, além de ter a história contada de forma poética, outra linguagem é a corporal ,que os personagens tem o domínio das emoções dos espectadores que ler os sentimentos e pensamentos dos personagens através dos movimentos , e a cinematográfica ,onde todos signos são decodificados, além de ser uma das linguagem que pode ser trabalhada com todos os públicos , pois como fala Carneiro( 2002 pg. 66) “....bem ou mal , já fomos alfabetizados na linguagem cinematográfica”, podendo ela ser usada como mediadora entre a linguagem verbal e as linguagens não verbais, diminuído a distancia entre as duas classes.
Este filme tem uma importância diferente, pois trata de várias linguagens ao mesmo tempo de forma simples, onde podemos indetifica-las e relacioná-las.

6 comentários:

  1. Olá Luciana!!

    Muito bom o seu sinal de leitura filmica. Conseguiu explorar muito bem as múltiplas linguagens condensadas na linguagem cinematográfica.

    Parabéns!!

    Prof. Mácio

    ResponderExcluir
  2. Universidade do Estado da Bahia
    Departamento de Educação-Campus XV
    Componente Curricular: Linguagem e Educação
    Docente; Marcio.
    Discente: Rosilane Cordova

    Sinal de leitura do filme “Romance”

    Por: Jorge Furtado e Roteiro e Direção de Guel Arraes

    O filme Romance retrata a história de dois atores que são apaixonados pelo teatro, mas se apaixonam durante a peça do romance de Tristão e Isolda que um Clássico romance que originou vário outro.
    No filme apresentam-se diversas linguagens como a poética, a da televisão, e também corpora, pois se explora muito o sentimento dos atores na realização das cenas.Há no filme a todo o momento uma mistura de ficção com realidade, pois os atores usam da linguagem poética em suas falas no dia a dia, onde acaba existindo uma dúvida de que eles estão falando de si mesmo ou da história de Tristão e Isolda.
    O filme de início me pareceu um pouco complexo, porque não entendia se os personagens estavam falando de si ou do romance que estavam interpretando, mas depois comecei a entender que a linguagem também pode ser complexa, onde nem sempre entendemos o que o outro quer passar.Uma mensagem errada pode trazer danos irreparáveis, por isso a linguagem precisa ser clara para que todos os expectadores entendam a mensagem que ela trás.

    ResponderExcluir
  3. Universidade do Estado da Bahia
    Departamento de Educação – Campus XV
    Curso: Pedagogia/ VII semestre
    Disciplina: Linguagem e Educação
    Docente: Marcio
    Discente: Viviane Aguiar Queiroz.

    SINAL DE LEITURA SOBRE O FILME:ROMANCE
    O Filme começa com um casal de atores ensaiando uma peça teatral baseada num romance entre Tristão e Isolda que acontece na Idade Média, na Europa no século XII e cujo final é trágico.
    De linguagem cinematográfica em sua essência, apresenta também a linguagem poética, teatral, corporal e literária.
    É de grande poder antropofágico no sentido da “devoração” cultural do contato que se dá entre os atores, a sena e os telespectadores. É como um teletransporte do nosso lugar de expectador para o lugar dos atores em cena. O telespectador é incorporado a uma experiência do ator. Naquele momento se sente como ele, vivendo aquela situação. Nesse momento você se imagina no lugar do personagem, se colocando no lugar do outro , ou seja, experimentando diversas alteridade.E como pôde-se ver no filme os próprios atores viveram uma situação da mistura da vida real com a ficção.
    Em uma das falas retrata bem isso: “Difícil saber onde começa e onde acaba”
    E quando o ator fala: “Preferia que você me amasse do outro lado de cá do espelho”
    A linguagem cinematográfica é muito importante para a educação no sentido de “facilitadora” dos códigos mentais que levam a aprendizagem através da experiência.
    Augusto Cury fala sobre a inteligência Multifocal como aquela que ultrapassa os limites da abordagem emocional chegando ao processo de construção do pensamento. E abre a nossa visão no sentido de aprender a se interiorizar e se colocar no lugar do outro, estimulando a formação de pensadores críticos e a sabedoria existencial.
    Importante também foi quando ele trouxe a peça para uma mudança histórica-temporal-cultural que se passa na idade média para a atualidade e numa região do nordeste . Isso leva a fazer asssociações do passado com o presente e o contato com diferentes culturas.O que é muito positivo para a aprendizagem também.

    ResponderExcluir
  4. Ilma de Oliveira
    VII semestre de Pedagogia

    Sinal de leitura do filme ROMANCE (Jorge Furtado no roteiro e Guel Arraes na direção e roteiro)

    No filme Romance é encenada um conto medieval sobre o amor trágico de Isolda e Tristão. Os dois atores Pedro (Wagner Moura) e Ana (Letícia Sabatella) não conseguem separar os sentimentos da realidade com os da ficção, e se apaixonam ao recriarem a historia de Isolda e Tristão. Tal história é primeiro encenada no teatro e posteriormente na TV.
    No filme encontramos múltiplas linguagens a cinematográfica, poética, corporal, estão explícitos no filme as diferentes formas de representação da linguagem, os diferentes signos. Porém a pesar de conseguir identificar as inúmeras linguagens representadas no filme, devemos antes ler cada mensagem levar em consideração as palavras de Carneiro (2002), que nos fala que cada signo vem carregado de particularidades e diferenças que devem ser levadas em consideração.

    ResponderExcluir
  5. O filme Romance mostra claramente muitas linguagens que nos ajudam a entender as entrelinhas do mesmo. A linguagem poética a todo tempo presente, nos submete a percepção da intencidade da paixão que acontece enre os jovens protagonistas, que se apaixonaram durante a montagem de uma cena teatral. A linguagem teatral nos envolve duplamete, uma vez que a mensagem é passada atraves da dança e do olhar e dos textos teatrais determinados pela peça, mas que não impedem que os personagens se entreguem as sua emoções e nos mostrem a essencia dos seus sentimentos. A linguagem dos signos nos dizem muito...uma parte deste filme é passada pela fala do texto que os atores recebem e interpretam...a outra é passada pelas linguagens que nós recebemos durante o filme e interpretamos.

    Muito interessante...

    ResponderExcluir
  6. Sinal de Leitura do filme: "Romance".
    O filme é linguagem pura! nele estão inseridos três grandes esferas da comunicação: Cinema, televisão e teatro. E dentro desses três universos, diversas outras formas verbais e não verbais vão aparecendo durante todo o filme, são quadros, falas, citações de outros autores, música, gestos e etc. Foi muito interessante a forma como o autor pôde se utilizar de uma história clássica para remontar o amor com a visão dos dias atuais.

    ResponderExcluir