quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A linguagem dos processos sociais de constituição da subjetividade

A linguagem dos processos sociais de constituição da subjetividade



Acadêmico: Carlos André dos Santos


“Somos movidos pelas utopias, pelos sonhos, pois nada é mais pobre que uma verdade sem o sentimento de verdade” (MORIN apud GERALDI)

João Wanderley Gerardi discute uma série de implicações que norteiam as organizações sociais bem como a formação do sujeito enquanto ser social inconcluso. Logo que experimenta o mundo exterior ao ventre da progenitora, afirma o supra citado teórico, o sujeito caminha em busca da formação lingüística que ora é havida por intermédio da interação do sujeito com o meio sociocultural e da constituição da autonomia.
Como marco teórico Gerardi baseia-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin, este, traça uma abordagem onde diferencia a relação a qual denomina de ética e estética. Em suas afirmações, conclui-se que a diferenciação da relação ético da estética se dá quando da configuração de juiz de valor que se faz do oponente, de suas atitudes e conduta. Fica evidente que a alteridade é o principio que deferência a relação estética da ralação ética. Cada sujeito é um ser em particular e, é por intermédio da linguagem que os sujeitos constituem-se enquanto ser subjetivo.
A linguagem é trabalho, afirma Gerardi, e cada expressão carrega a história de uma construção e de seus usos e, o indivíduo numa relação dialógica internaliza discursos pré-construídos, porém ressignifíca-os tornando-os únicos e irrepetíveis. Não obstante o que o sujeito expressa não é somente seu, pelo fato de viver dialogando com seus pares. Dessa forma é contraditório assegurar a singularidade do sujeito. O que de concreto existe é que os sujeitos são instáveis, assim como a linguagem o é. A bem da verdade, as influências extras textuais têm uma relevância fundamental nas primeiras etapas da formação do sujeito, são elas que os fazem perceber o mundo exterior e os prepara para experiências posteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário