domingo, 29 de agosto de 2010

Sinal de Leitura Texto 06

SINAL DE LEITURA TEXTO 06

Bases teóricas para a aplicação

Valter Filho
Vandeilton Trindade

Santanela traz uma abordagem da filosofia de Peirce, discorrendo sobre a semiótica, como principal ciencia que investiga a maneira de como se representar qualquer conceito abstrato e/ou qualquer coisa que representa à mente. Fazendo analogia com o texto de Val e Rocha, que fala sobre o mundo ético e o mundo estético, a autora afirma que a semiótica, quase ciência, oferece subsidios para as três dimensões que são a estética, a ética e a lógica. Falar de ideais, valores e normas frente à uma conjuntura social que temos e que vivemos, é ir contra a muitos paradigmas. Se estas três dimensões são normativas por estudar ética, valores e lógica, por que então que tantos estudos não condizem com a realidade social e / ou rompe com tantas rupturas que temos?
Enquanto a lógica trilha o viés do pensamento, a estética está na base da ética, presume-se que a estética é o fator determinante para o que diz nossa sensibilidade humana. Peirce em sua obra demonstra que o que capta a sensibilidade humana seja em qualquer ambiente, e em qualquer momento, é a elevação da razão concreta. Se com o advento do raciocinio correto que o sujeito adquire, é obvio que a lógica vai fornecer artificios para agir com a razão. Em comun com o pensamento de Peirce, a lógica é uma ciência. tal ciência que busca compreender as leis necessárias do pensamento para chegar a verdade, assim idealizada pelo autor.
Para as leis do pensamento evoluir é necessário debruçar-se nas condiçoes gerais dos signos. Podendo observar como se dá a transmissão de significados de uma mente para outra. Assim, o autor divide a semiótica em três vertentes. A gramática especulativa, a lógica crítica e a metodêutica ou retórica especulativa. A primeira refere-se ao estudo de todos os tipos de signos e formas de pensamento. A segunda estuda os tipos de inferencias, raciocinios e argumentos e a última estuda os principios dos métodos.
Ainda no texto, uma grande enfase é referente ao signo. Signo é a representaçao de uma coisa, para representar outra coisa. Logo, pela qualidade, pela lei, pela existencia, tudo pode ser signo, no entanto não pode esquecer das outras propriedades. A minha, a sua e a nossa existencia ocupa um lugar e tempo no espaço. Desta forma, entende-se reagir em ralçao aos outros existentes, logo há uma conectividade. Imagine se não fosse as leis. Como cada sujeito se comportaria? Agiria? As ocorrencias seriam bruscas, cegas...
Nesta perspectiva, nota-se que as bases teoricas para aplicação, são fundamentos necessários ao crescimento do ser humano, bem como para o desenvolvimento social. É pertinente portanto, que a aquisiçao da linguagem e conhecimento são processos que caminham juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário