sexta-feira, 20 de agosto de 2010

sinal de leitura do texto 05

Sinal de leitura texto 05

Por: LUCIANA PATRÍCIA SILVA

ORLANDI, Eni P. interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5ªedição. Campinas-SP: Pontes Editores, 2007.


O trabalho de interpretação

Há uma relação importante entre o silêncio, a incompletude e a interpretação, esta incompletude não deve ser pensada em relação a algo que seria (ou não) inteiro, mas antes em relação a algo que não se fecha. Essa incompletude é função do fato de que a linguagem é categorização dos sentidos do silêncio, modo de procurar domesticá-los.
Vem ressaltar que o dizer é aberto, não podendo se ter uma palavra final, nem um começo verificável, pois o sentido esta sempre em curso. E que o silêncio é sentido continuo, indistinto, horizontal possível da significação.
Não tem como não trabalhar (com) o silêncio. Pois a linguagem é estrutura e acontecimento, tendo de existir na relação necessária com a história.
Não nos iludamos, com o fato de que esse processo de significação é aberto, e não é regido, não é administrado. Ao contrario, é por esta abertura que há determinação.
As notas de rodapé, mas do que fechamento é a cicatriz, o traço do “outro” sentido, a marca de sentidos postos em silêncio.
O texto não pode se desenvolver qualquer direção há uma necessidade que rege um texto e que vem da relação com a exterioridade.
O gesto da interpretação se dá porque o espaço simbólico é marcado pela incompletude, pela relação com o silencio, a interpretação é o vestígio do possível, ela sempre se da de algum lugar da história e da sociedade, tem uma direção.
A linguagem é um sistema de relação de sentidos onde, todos os sentidos são possíveis, ao mesmo tempo em que materialidade impede que o sentido seja qualquer um. De interdição, a interpretação passa a ser exigência, interpretação enquanto gesto que desloca sentidos, desconstruindo os efeitos do já dito.
A interpretação é um gesto necessário, e ele decide a direção dos sentidos e a direção do sujeito, é um gesto que vem de algum lugar da história e da sociedade e tem uma direção que chamamos de política, e sempre é possível apreender a textualização do político gesto de interpretação

Nenhum comentário:

Postar um comentário