terça-feira, 17 de agosto de 2010

SINAL DE LEITURA DO FILME DIVÃ

Por: Luciana Patrícia, Ilma Santos e Rosilane Cordova.
Sinal de leitura do filme “Divã”
O filme Divã é uma produção brasileira que conta no elenco com Lilia Cabral, José Mayer, Alexandre Richter, Cauã Reymonde e Reynaldo Gianechinni. Conta a história de Mercedes (Lilia Cabral) que decide ir ao analista e descobre várias facetas sobre-se.
O filme é interessante, demonstra o que ocorre no divã, o que acontece nesse “mundo” carregado de mistérios. Não é simplesmente um móvel utilizado em consultório de psicanalista em si esta inserido um simbolismo que é a incrível viagem ao inconsciente.
A personagem principal vai em busca do divã e nesse momento constrói a sua história, no primeiro contato com o analista frente a frente a personagem foge porque a analise é um desafio de decidir sobre a sua vida até da onde o que começa a dizer e no desenrolar da vida no divã as decisões sobre a própria vida e isso em primeiro momento assusta.pois inicialmente , ela procura um psicanalista por mero acaso, uma curiosidade, porém, esta experiência acaba por mudar o rumo de sua existência.
A partir desse instante, o casamento, sua realização profissional e seu poder de sedução são colocados à prova. Divã apresenta a historia de uma mulher bem casada e feliz que procura uma aventura extraconjugal, momento em que começa a se questionar sobre o seu nível de felicidade refletindo até chegar ao ponto de se separar e descobrir que era muito mais feliz no inicio de sua narração, porem acha que poderia definir o seu destino, sua vida e encontrar uma nova forma de ser feliz, a psicanálise se constitui um momento muito importante para a formação da personalidade da personagem sobre a sua vida e suas diversas dificuldades, descobertas, anseios etc. vai psicanálise tem uma linguagem cientifica especifica que pudemos notar durante o episodio do filme, quando desde o seu inicio a personagem não mantém um diálogo com seu psicólogo, que de maneira intencional promove o silêncio como forma introspectiva de promoção do autoconhecimento para a sua paciente. A Cada entrevista ela de esvaziava do conteúdo conturbado de idéias e se sentia melhor, conseguindo organizar os pensamentos e ações. Nem sempre teve momentos felizes, nem sempre teve momentos tristes, mas todas as suas decisões foram tomadas de maneira autônoma, o que parecia ser o objetivo do seu psicólogo durante o tratamento.
A linguagem cientifica empregada pelo profissional remetia a auto-afirmarão, independência e senso de responsabilidade sobre, independência e sonso de responsabilidade sobre si mesma como percebemos durante
O filme de uma maneira tão clara que mesmo depois de perceber que o seu casamento era mesmo feliz e que sente saudade, ela não se culpa por ter se permitido outras experiências que a levaram para outra realidade de vida que tornou impossível a sua reconciliação conjugal, mesmo assim Mercedes consegue levantar a cabeça e se sentir confiante e feliz por ter escolhido o seu próprio destino.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O filme o Divã retrata a história de uma mulher classe média frustrada com o rumo de sua vida. Lilian Cabral, que dá vida a personagem principal, mostra de forma brilhante e passional as angústias, dilemas e inseguranças inerentes as mulheres na faixa dos 40 anos.
    Em busca de realização o personagem passa por sessões de análise onde descobre que a sua realização é uma conquista interna e individual, com linguagem fácil, conteúdo e uma pitada de humor 'O divã' retrata a evolução do cinema nacional

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O filme Divã realmente retrata que quando tudo parece estar em perfeita harmonia, um novo olhar sobre a nossa vida pode fazer com ela tome rumos diferentes.
    Demonstra também que a felicidade não é acabada e pode ser repensada e reconceituada a qualquer momento, basta fazermos um novo olhar sobre nossas vidas.
    Com a ajuda da psicanálise a personagem principal vai em busca de se entender como se dar essas relações consigo e com o mundo.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal!!

    Estou gostando de ver as postagens e interação entre os vocês.
    Este filme marca pela força que a linguagem cientifica imprime sobre as pessoas... podendo trazer beneficios e maleficios.

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Cecília Andrade

    Filme “Divã”


    Dentro do contexto da disciplina, o filme nos remete a história de uma senhora de meia idade que decide mudar o cotidiano da sua vida. Dentre as mudanças que Mercedes (personagem de Lilian Cabral) proporciona a sua vida podemos perceber as diversas linguagens que ela esperimenta e utiliza para sentir a sua vida mais prazerosa. A protagonista sai da mesmisse e se joga em um mundo de aventuras que passam a apresenta-la um novo sentido das coisas ao seu redor. Observa-se no filme o quanto ela se diverte e nos passa a informação de tudo o que sente atraves da dança, quando ela começa a frequentar baladas. Ela também se utiliza da fala para desabafar ao seu analista as coisas corriqueiras da sua vida com um ar de quem quer mudança, e essas mudanças ela delega ao seu corpo, e como quem nasce novamente, Mercedes prova de tudo o que deixou pra tras e se deixa sentir as vibrações de cada linguagem e de cada momento.
    O filme brasileiro é bastante interessante, e nos mostra as diversas maneiras que nos temos de aproveitar a vida fazendo uso das linguagens da nossa alma e do nosso corpo.

    ResponderExcluir