segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SINAL DE LEITURA DO FILME "QUASE DEUSES"

Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Departamento de Educação – CAMPUS – XV
Curso: Pedagogia 7º período
Disciplina: Linguagens e Educação
Docente: Marcio Machado
Discente: Ana Cristina de Jesus Pimenta


SINAL DE LEITURA SOBRE O FILME QUASE DEUSES


O filme “Quase Deuses” traz uma história fundamentado em fatos reais de dois homens cujas suas condições sociais são totalmente diferentes uma da outra. O filme conta a história de Viviam Thomas um homem que recebe esse nome por causa da mãe que achava que ele seria uma menina. Ele era negro e marceneiro e sonhava ser médico. Ao longo do filme,Viviam perde o emprego após ter uma depressão, além disso o banco onde estavam todas as suas economias faliu perdendo assim todo seu dinheiro.

Depois de muita procura Thomas consegue emprego de faxineiro com um importante médico pesquisador Dr. Alfred Blalock. O médico ao perceber a potencialidade e agilidade que Thomas tinha com os instrumentos cirúrgicos convida-o para ajudar em suas experiências.

Thomas por ser negro passa por constrangimento em seu trabalho o que lhe faz quase desistir de seus sonhos. Com o passar do tempo Vivian se dedica cada vez mais a oportunidade que lhe foi dada lendo vários livros sobre medicina e aumentando assim seus conhecimentos.

Naquela época a medicina não era tão desenvolvida e Vivian e o Dr. Alfred em seus estudos conseguiram salvar a vida de uma criança com problemas cardíacos realizando a primeira cirurgia de coração. Graças aos conhecimentos do jovem negro a cirurgia o correu bem, mas os méritos ficaram para Dr. Blalock. Após alguns anos o Dr. faleceu e Vivian recebeu o título de Dr.

Por entre linhas o filme, baseado na realidade de um jovem negro sonhador, que apesar da raça e condições sócias luta por uma vida digna. Por ter uma linguagem clara o filme possibilita que os telespectadores compreendam a mensagem que ele quer transmitir. Dessa forma Viviam Thomas nos deixa a mensagem de nunca desistirmos de nossos sonhos, apesar das dificuldades que a sociedade traz em sua história. O homem é um ser capaz de lutar, vencer, conquistar todos os seus ideais. Foi isso que o filme através da vida de um negro pobre e vencedor mostrou. A realizações dos ideais não dependem da cor, raça, ou classe social e sim dos conhecimentos dos esforços e das persistências que existem em cada ser humano.

Um comentário:

  1. O filme mostra uma situação não comum no meio científico e médico, uma vez que uma pessoa que não teve a formação convencional acadêmica acaba realizando funções que o estatuto científico não permite.
    Boa reflexões.

    ResponderExcluir