segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sinal de Leitura Texto 04

Leitura e linguagens

Valter Filho
Vandeilton Trindade

CARNEIRO,Flavio Martins. Leitura e Linguagens. In: YUNES, Eliana. Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro:Editora PUC- RIO; São Paulo:Loola,2002.

A leitura é uma fonte inesgotável de sabedoria. Se fosse procurar um conceito para a leitura seria quase impossível, pois a depender da compreensão que é dada ( que são várias) pode-se haver inúmeras interpretações. O texto vem trazendo uma abordagem de cunho óptico, em que o autor exemplifica bastante a leitura externa, ou seja, é aquela leitura que o sujeito pode visualizar nos mais variados ambientes. Quando Carneiro enfatiza Pignatari com a frase: Consumir é comunicar-se, segue uma lógica globalizada e consumista em que o sujeito ao comprar de qualquer forma há uma comunicação. Quando refiro-me a lógica globalizada, entende-se que a era da globalização tende a impregnar no individuo um modo consumista e nesse sentido, é impossível não haver quaisquer tipo de comunicação.
Para haver a comunicação obviamente é usado algum tipo de linguagem. A comunicação está atrelada à linguagem bem como a leitura. São varias as leituras que pode ser feita durante uma volta pela rua do comercio de qualquer cidade. Certamente notará inúmeras propagandas, anúncios, outdoors, placas enfim, tudo isso é uma forma de comunicação, denominado de signo. E dentro dessa representação, caracteriza-se o ícone que categoriza os tipos de linguagens citados anteriormente. Portanto, observa-se que a aquisição da linguagem e do conhecimento são processos que andam juntos. Nesta perspectiva, nota-se que são duas ferramentas que a comunicação, a representação e a pratica social permeiam dando sentido as diversas informações explicitas no cotidiano de cada individuo.

Um comentário:

  1. Olá!!

    Muito boa a abordagem, ou melhor, a leitura que vocês fizeram do texto quando refletem sobre o enunciado comunicar é consumir, bem ao gosto da globalização, do neoliberalismo, o capitalismo, enfim, o contextualizando.
    A linguagem para fins de comunicação e de marketing se faz sedutora, usa de artificios para atrair o comprador.

    Saudações,

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